A partir de emenda do deputado federal Sandro Alex (PSD), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu R$ 300 mil para investimento em infraestrutura do Hospital Universitário. Deste valor, R$ 231 mil serão destinados à compra de um conjunto de equipamentos de imagem para realização de exames de endoscopia e colonoscopia. O Sistema de Vídeoendoscopia Flexível já foi licitado e o restante da verba, segundo a diretora geral do HU, Tatiana Menezes Cordeiro, será aplicado na aquisição de outros equipamentos para o Hospital.

Em 2018, o Hospital realizou 290 colonoscopias, 11 retossigmoidescopias e mais de 700 endoscopias, cerca de 1100 procedimentos realizados. Para 2019, estes índices tendem a dobrar devido à utilização do aparelho tanto para atendimentos agendados quanto para exames de pacientes internados no HU.

A equipe do Hospital, que trabalha com o aparelho em atividade no HU há cinco anos, é composta por 4 médicos especialistas e 1 anestesista. “Precisaremos ampliar esta equipe médica e abriremos uma vaga para residência médica em endoscopia”, afirma a diretora.

Mais atendimentos

A Tatiana Menezes complementa que somente o HU, na região dos Campos Gerais, oferece gratuitamente esta modalidade de exames e que, com a aquisição dos novos equipamentos, a quantidade de atendimentos será maior. Ela aponta como outra vantagem a possibilidade de atender de forma mais ágil, visto que enquanto um equipamento está em higienização o outro pode ser utilizado. “Em caso de necessidade de manutenção do equipamento, teremos outro disponível, o que evita descontinuidade no atendimento”, enfatiza Marcelo Rezende Young Blood, diretor técnico do Hospital.

De acordo com o vice-reitor, Everson Krum, os novos equipamentos para endo e colonoscopia reforçam a infraestrutura existente na área de diagnóstico do HU. “Esta conquista possibilita aumentar a oferta desses exames tão importantes tanto em casos de urgência e emergência quanto para diagnóstico de doenças”, diz.

Diagnóstico mais preciso

Doutor Cláudio Solak, especialista em endoscopia digestiva pelo Hospital Sírio Libanês, membro da equipe de Endoscopia do HU, afirma que com a chegada do novo aparelho haverá um incremento de qualidade. “Nem na rede privada de Ponta Grossa há um aparelho igual ou similar. É um equipamento de última geração, com alta definição de imagem, o que propiciará um diagnóstico mais preciso de doenças como a identificação precoce do câncer e tratamento endoscópico, sem necessidade de cirurgia”, diz.

Solak afirma que a rotina de exames acontece pela manhã, sendo de 10 a 15 exames dia. “Haverá um ganho expressivo na capacidade de atendimento, que seria dobrada com a chegada do aparelho”.

De acordo com o vice-reitor, Everson Krum, procedimentos de retirada de pedras da vesícula, que estejam obstruindo os dutos de drenagem do fígado, pâncreas e do canal pancreático principal, podem ser realizados sem a necessidade de retirada da vesícula biliar.

Algumas das doenças que podem ser identificadas através da endoscopia são gastrite, úlcera gástrica ou duodenal, hérnia de hiato e refluxo. Já através da colangeopancreatografia retrógrada endoscópica do pâncreas, conhecida como CPRE, é possível diagnosticar pancreatite crônica, pedra na vesícula, infecções na vesícula, pancreatite, tumores ou câncer nos canais biliares, tumores ou câncer no pâncreas, colangite ou colangiocarcinomas, por exemplo. “A vantagem deste exame é permitir fazer o diagnóstico sem cirurgia e somente o HU oferta este exame na rede pública”, diz Menezes.

Licitação

Os equipamentos, que serão adquiridos a partir da emenda parlamentar, estarão disponíveis para agendamento e uso no HU já no início do ano que vem, de acordo com a Diretora Administrativa, Juciane Linhares de Lara. Ela afirma que o processo licitatório realizado está em fase de liberação de recursos. A compra do conjunto inclui uma processadora de imagens, uma fonte de luz, um monitor de alta resolução 24”, Rack (armário) onde ficarão os equipamentos, cabos ópticos, um Vídeo Gastroscópio, um Vídeocolonoscópio e acessórios. (Com assessoria)