De acordo com a Secretaria de Indústria e Comércio de Ponta Grossa, reforma do Aeroporto Santana estão em fase final e voos comerciais devem ser iniciados no próximo mês. Inauguração das novas instalações está prevista para o dia 15 de outubro
O Aeroporto Santana deve começar a operar daqui um mês. Conforme anúncio da Secretaria de Indústria e Comércio de Ponta Grossa, a inauguração das novas instalações acontece no dia 15 de outubro. Com a pista pronta para receber voos, as obras do Terminal de Passageiros estão na reta final e, até o fim deste mês, devem ser entregues.
A primeira empresa a operar no Santana será a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que ainda em junho confirmou a realização de dois voos diários de Ponta Grossa ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A duração estimada para as viagens é de 40 minutos. A empresa também vai oferecer translado gratuito de Campinas até o aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Para dar início às operações, a Azul aguarda apenas a conclusão do Terminal de Passageiros, Seção de Combate a Incêndio (SCI), com veículos de uso exclusivo do aeroporto, e Estação Meteorológica de Telecomunicação (EPTA), que mantém contato com os pilotos informando sobre as condições meteorológicas do local. A Prefeitura também executa a pavimentação no entorno do terminal para facilitar o abastecimento das aeronaves.
O investimento total da Prefeitura para colocar o Aeroporto Santana em funcionamento se aproximada de R$ 5 milhões. Segundo a Prefeitura, mais de 80% das obras já estão concluídas. O prefeito Marcelo Rangel (PPS) destaca a importância do investimento para dar continuidade e potencializar o ciclo industrial no município. “Contaremos com voos diretos para São Paulo, facilitando as conexões para outros aeroportos do Brasil e do mundo. Isso vai dar suporte às indústrias, fortalecendo nosso setor produtivo, e também irá facilitar a vida dos ponta-grossenses e moradores da região”, ressaltou.

INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA
Prefeitura estuda Anel Viário na região do aeroporto
Para melhorar o tráfego de veículos de Ponta Grossa, a Prefeitura estuda a criação de uma estrada perimetral que passará pela região do Aeroporto Santana. O projeto é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. Segundo o prefeito Marcelo Rangel (PPS), a perimetral completa o projeto do Arco Norte, desenvolvido pela concessionária CCR Rodonorte. “Estamos trabalhando com esta possibilidade de ter um grande Anel Viário complementando o Arco Norte. Seria a linha inversa ao traçado do Arco Norte. Enquanto o Arco passa pelo lado de Carambeí, o Anel Viário passaria pela região do aeroporto e, na ponta, estaria ligado ao Arco”, afirmou Rangel. Em fase de estudo, o projeto deve ser detalhado em breve pela Prefeitura e Governo do Estado.Ainda não há previsão de valores do novo investimento no sistema viário de Ponta Grossa.

O QUÊ
>> Gestão aeroportuária
Além dos investimentos na infraestrutura, a Prefeitura de Ponta Grossa vai investir mais R$ 1 milhão na operacionalização do aeroporto. Embora a gestão do local seja pública, o Governo Municipal contratou uma empresa especializada para orientar, durante três anos, a gestão do aeroporto. A empresa vai direcionar ações a serem implementadas pelo operador aeroportuário e seus funcionários.