O deputado Sandro Alex (PPS-PR), vice-presidente do Conselho de Ética, disse, nesta terça-feira (16), que o apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) fortalece as decisões tomadas pelo colegiado em torno do processo contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por envolvimento no esquema de propina do Petrolão.

“A manifestação da OAB em defesa do Conselho de Ética demonstra que estamos respeitando o devido processo legal, de acordo com a Constituição e com o regimento interno. Esse apoio é importante, nos fortalece. A Ordem é uma instituição que tem serviços prestados à democracia deste país. Os conselheiros não iriam se manifestar à toa”, avaliou Sandro Alex.

Durante a visita, o presidente da Ordem, Cláudio Lamachia, entregou ao deputado José  Carlos Araújo (PSD-BA),  preside o Conselho, o pedido de deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Casa.A recomendação foi aprovada recentemente, por unanimidade, pelo Conselho Federal da OAB.

Na reunião de hoje, o Conselho de Ética decidiu que o parecer do processo contra Eduardo Cunha será lido nesta quarta-feira (17).

Sandro Alex disse ainda que quanto mais tempo Cunha permanecer no comando da Câmara dos Deputados criará mais desgaste perante a opinião pública. “A sociedade não aceita que um parlamentar com todas essas acusações conduza os trabalhos desta Casa e ainda possa interferir, usar de chicana e influência para postergar o andamento do processo no Conselho de Ética — afirmou o parlamentar.