O deputado federal Sandro Alex (PPS-PR) esteve com o secretário estadual de saúde, Michele Caputo Neto e representantes da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. Durante a reunião, foi anunciada a destinação de R$1 milhão para o hospital. “Essa verba é fruto da confiança no trabalho da diretoria da Santa Casa e na atuação do deputado Sandro Alex”, afirmou o secretário de saúde.

A verba servirá para a compra de material permanente, equipamentos para o centro cirúrgico e para a (UTI) Unidade de Terapia Intensiva, entre eles: 1- cisto-uretroscópio, 1- ureterorenoscopio, 1- histeroscópio, 1- artroscópio completo, 1- Laparoscopia instrumental, 2- Torres para vídeo (standard), 1- nefroscópio completo, 8- monitores multiparamétricos, 5- ventiladores pulmonares.

Atualmente, a Santa Casa atende mensalmente mais de 800 pacientes e realiza 450 cirurgias, sendo que 65% destes procedimentos são realizados pelo (SUS) Sistema Único de Saúde. De acordo com o diretor executivo do hospital Santa Casa, Flávio Carlos Kaiber, os novos equipamentos proporcionarão maior agilidade nos serviços prestados. “Com esses equipamentos, as cirurgias serão feitas com mais rapidez e os leitos estarão disponíveis em menor tempo”, disse Kaiber.

O atendimento da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa engloba mais de 20 municípios e absorve os casos de maior complexidade. Esses casos nem sempre estão relacionados a atendimentos emergenciais, mas sim a cirurgias pré-agendadas ou não e procedimentos complexos que exijam uma equipe multiprofissional (cardiologistas, nefrologistas, entre outros). Para o deputado federal Sandro Alex o hospital merece respeito e atenção. “Uma entidade que é referência no estado em procedimentos emergenciais, cirúrgicos e atendimento a gestantes, necessita do nosso empenho na hora de conseguir recursos”, finalizou.