Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6208, de 2013, de autoria do deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), que confere ao município de Prudentópolis (PR) o título de Capital Nacional do Feijão.
Segundo o parlamentar, a cidade é conhecida nacionalmente com a Terra das Cachoeiras Gigantes, mas também é a maior produtora nacional de feijão preto. No município são plantadas 40 mil, das 350 mil toneladas do grão produzido no país.
“Dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná apontam que 12% do feijão preto consumido no país são produzidos em Prudentópolis, cujo plantio está relacionado com a agricultura familiar”, disse Sandro Alex.
O grão que está na mesa dos brasileiros praticamente todos os dias do ano é a principal cultura de 75% dos pequenos agricultores da cidade, totalizando 5.800 famílias das 8.000 que sobrevivem da agricultura familiar.
Para projetar o setor produtivo local, o município promove desde 2010 da FENAFEP (Festa Nacional do Feijão Preto), que tem na gastronomia a principal atração. No evento é oferecida a maior feijoada do Brasil, preparada em panela de dois metros de altura e 12 toneladas, além de outros atrativos como shows e exposições de máquinas, veículos e artesanato.
“Pela importância da produção de feijão de Prudentópolis, a cidade merece o título oficial de Capital Nacional do Feijão”, defende Sandro Alex. A proposta aguarda distribuição para análise das comissões permanentes da Câmara.
Fonte: www.pps.org.br