A bancada do PPS defendeu nesta quarta-feira (28/09), em audiência pública na Câmara, a aprovação do projeto de lei que regulamenta a jornada de trabalho para enfermeiros em 30 horas semanais. A proposta está pronta para ser apreciada pelos parlamentares, mas não é incluída na pauta do plenário da Casa. O líder do partido, deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), afirmou para representantes da categoria que solicitou ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), a inclusão da medida na pauta de votação.
A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que representa a legenda em temas voltados para a saúde, disse na reunião que acompanha, com atenção, o tramite do projeto no Congresso Nacional. Para ela, é necessário que o país reconheça a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais. A parlamentar, que é enfermeira, disse conhecer bem as dificuldades enfrentadas pela categoria.
“Nós passamos por muitas dificuldades em nossas atividades. Enfrentamos frio e noites em claro, sem nunca desistir de nossos pacientes e seus familiares. O objetivo profissional do enfermeiro é levar conforto, alivio da dor e a recuperação a quem precise, independentemente das adversidades. Somos fundamentais em qualquer equipe de saúde. Precisamos ser tratados com respeito e a aprovação da jornada de trabalho contempla parte de nossas reivindicações”, defendeu Carmen.
A parlamentar disse não saber o porquê da matéria não ter sido apreciada, já que não encontra resistência entre os deputados governistas e da oposição. Ela lembrou que o projeto tramita há mais de 10 anos na Casa.
“O projeto está aqui (Câmara) há mais de uma década. Nós do PPS estamos trabalhando duro para inclui-lo na Ordem do Dia. É bom lembrarmos que os então candidatos à presidência da República, Dilma Rousseff e José Serra, apoiaram a regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas o que mostra que não há grandes resistências entre as legendas políticas. Precisamos resolver isso uma vez por todas e garantir qualidade profissional aos enfermeiros.”, afirmou.