O deputado federal Sandro Alex (PPS) reuniu-se ontem com o ministro do Turismo, Pedro Novaes, para pedir que a cidade paranaense de Ponta Grossa seja incluída no programa do governo federal como destino indutor de turismo. O ministro afirmou que quer visitar a cidade e um de seus pontos mais famosos, a Vila Velha. “Ele disse que colocará sua equipe para avaliar, imediatamente”, informou o parlamentar.
O ministério está ampliando o número de cidades do programa, que dá aos municípios participantes prioridades em projetos, capacitação e na distribuição de verbas federais, para viabilizar o incremento do turismo, com a montagem de uma estrutura que visa desde a formação da mão de obra até a melhoria dos equipamentos urbanos. “Ponta Grossa merece ser considerada destino indutor de turismo pelo seu potencial turístico natural, como Vila Velha, que é uma formação rochosa considerada um dos parques mais bonitos do Brasil e é um dos destinos mais procurados do Estado”, disse Sandro.
O deputado mostrou ao ministro também fotos da região dos Campos Gerais, onde se localiza a cidade. “Falei sobre a cidade de Carambeí, conhecida pela colonização holandesa; Castro, através de Castrolanda; as cachoeiras gigantes de Prudentópolis; mostrei a ele também um dos maiores canyons do país, o de Guartelá, localizado em Tibagi, onde há um turismo ecológico maravilhoso”. Tibagi foi considerada a melhor cidadezinha do Brasil por um site especializado em turismo.
Ponta Grossa é a cidade-polo da região dos Campos Gerais. O deputado deixou com Pedro Novaes dois estudos feitos pela Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg), pelo Visitors Bureau de Ponta Grossa e pelos jornais da cidade, mostrando o potencial econômico, turístico, de consumo, hoteleiro, industrial.
Se a cidade for considerada destino indutor de turismo, ela vai poder, dentre outras coisas, entrar no programa de logística em transporte e ser colocada na malha aérea nacional. “Nós queremos modernizar o aeroporto de Ponta Grossa; o governo do Estado já sinalizou nessa direção, eu também estou trabalhando em Brasília por isso”.