O deputado Sandro Alex (PPS-PR) criticou cortes profundos no programa universidade aberta, anunciados, nesta terça-feira, pelo governo da “Pátria Educadora”. A medida, segundo o parlamentar, atinge mais de 120 mil alunos bolsistas, 200 mil ativos e 87 instituições em todo o país.
“Ao invés de reduzir o número de ministérios, cargos comissionados e gastos com os cartões corporativos, a presidente Dilma, contrariamente do que apregoa, faz cortes profundos no programa universidade aberta. Como ficam os alunos, principalmente os que estão na metade dos cursos? Como ficam os estudantes da Pátria Educadora?”, indagou o parlamentar, em pronunciamento da tribuna.
Segundo o parlamentar, o contingenciamento atinge em cheio programa que vinha sendo realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com a OAB.
Sobre o orçamento deficitário, Sandro Alex disse que durante doze anos os governos do PT legislaram por medidas provisórias, “e agora pedem que o Parlamento corrija a sua peça orçamentária”. “É preciso que o governo cumpra com o seu dever, assuma seus erros”.
O deputado fez coro à crítica dos partidos de oposição ao defender que a proposta de orçamento de 2016 seja devolvida ao governo. “Se votarmos essa proposta, estaremos assumindo a responsabilidade no lugar do governo”, alertou Sandro Alex.
