O Deputado Sandro Alex participou na quinta-feira (16) na Universidade Estadual de Ponta Grossa, da Audiência Pública sobre o Plano Nacional de Educação. A audiência foi proposta pelo deputado federal Angelo Vanhoni que convidou pessoalmente o parlamentar ponta-grossense para que estivesse junto ouvindo a opinião dos paranaenses nesse momento tão importante que é o momento da discussão do próximo decênio das diretrizes e metas da educação brasileira.

O evento contou com a participação do Vice-Reitor da UEPG Luciano Vargas, do deputado estadual Péricles de Holleben Mello, do Núcleo de Educação de Ponta Grossa, além de profissionais de educação da cidade e de toda região.

Sandro Alex disse que, “em se tratando de educação não existe oposição nem situação, todos os partidos defendem uma só bandeira, que é uma educação melhor e mais forte para o país”, salientou ainda duas metas do plano, que é ampliação do acesso ao ensino infantil e ao ensino médio, e maior qualidade no ensino fundamental, além da valorização dos profissionais do magistério.

Além disso, o deputado ponta-grossense ratificou que a educação avança com maiores investimentos do Governo Federal, e neste plano nacional pela primeira vez se estabelece esse critério de valores, partindo do mínimo de 7% do PIB de investimentos em educação, o que é um avanço para o país. Sandro Alex deu uma sugestão ao deputado federal Angelo Vanhoni que é o relator do projeto de lei número 8035/2010, pediu para que o Governo Federal também invista nas universidades estaduais no custeio e nas despesas, pois afirma que as instituições estaduais prestam serviços a toda nação. O relator Ângelo Vanhoni em seu discurso falou sobre a realidade da educação brasileira e a proposta para os próximos dez anos, e finalizou dizendo que vai incluir justamente essa proposta de que a universidades estaduais também recebam do governo federal investimentos para custeio.

O deputado Sandro Alex agradeceu a presença do relator Angelo Vanhoni e finalizou dizendo que, “é um orgulho para Ponta Grossa e região dos Campos Gerais a participação nesta discussão tão importante que é o Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos”.