O deputado federal Sandro Alex (PPS-PR) disse, nesta terça-feira (15) que o Congresso Nacional não pode pagar pela irresponsabilidade e incompetência do governo. Para ele, Dilma deixou o “país quebrar” e agora usa de chantagem para que o Parlamento aprove a toque de caixa a nova CPMF e outras medidas contidas no novo pacote de arrocho.“Em respeito ao povo brasileiro, o Poder Legislativo não pode aceitar essa chantagem de que tem que aprovar porque o dinheiro da CPMF é para os aposentados. Já vimos esse filme antes: a arrecadação será usado para cobrir o rombo e para fazer superávit”, criticou.
Sandro Alex defendeu que as oposições se unam para derrubar a proposta de recriação do novo imposto do cheque, com uma alíquota de 0,20%.
Antes de recriar o imposto, a presidente da República deveria fazer cortes profundos na máquina. Na avaliação de Sandro Alex, os cortes que foram anunciados pela equipe econômica são insuficientes. “O governo é rápido e eficiente para tributar, mas é intencionalmente lento e incompetente para fazer o dever de casa”, afirmou.
O parlamentar disse ainda que a declaração do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de que a CPMF serão aplicados integralmente na Previdência Social é uma confissão de que os governos do PT desviaram os recursos da saúde todos estes anos.
“Agora, estão dizendo que é para os aposentados. Todos nós sabemos que não vai para a Previdência. Será desviado para outros fins. O mesmo vem sendo feito com os fundos das telecomunicações que vêm sendo usados para pagar a bolsa família. É a velha manobra que é usada para aprovar mais impostos”, criticou Sandro Alex.
