O deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), em pronunciamento da tribuna, prestou homenagem aos profissionais da educação. O Dia do Professor é comemorado nesta quinta-feira (15). “Peço reconhecimento aos mestres. E essa valorização dos profissionais da educação tem de começar com salários dignos”, disse.
Ele lembrou as dificuldades por que passa a classe, principalmente dentro da sala de aula, onde muitas vezes os professores são vítimas da violência.
Segundo o parlamentar, esses profissionais da educação não recebem salários justos porque os estados e municípios não conseguem desvinculação do montante de recursos destinados à educação as verbas necessárias para elevar a remuneração dos professores.
Sandro Alex defendeu a aprovação do projeto de lei de sua autoria que prevê a desvinculação das receitas da educação do limite prudencial, que atualmente é de 10 por cento, como prevê a Constituição Federal.

“Por uma questão constitucional, a educação tem mais recursos, mas os estados e os municípios não conseguem repassá-los a esses profissionais. Em uma desvinculação, o limite prudencial da educação seria diferente. Dessa maneira, os professores poderiam receber salários mais justos”, defendeu o parlamentar.