O deputado federal Sandro Alex (PPS) esteve na última terça-feira na superintendência de Habitação da Caixa Econômica Federal em Brasília, reunido com Teotônio Costa Rezende, diretor executivo subordinado à vice-presidência de Governo e Habitação. Na oportunidade falaram a respeito do programa Minha Casa, Minha Vida.
O parlamentar paranaense vem trabalhando em relação à questão da exigência da pavimentação no programa, pois em sua opinião, da forma como foi apresentada, muitos brasileiros ficariam excluídos do programa por causa do preço das moradias, portanto, solicitou que a prática que a Caixa vinha adotando fosse revista.
A boa notícia da reunião é que a Caixa prorrogou para o prazo de 30 dias a não exigência da pavimentação, para que desta forma o Ministério das Cidades estabeleça novos critérios para este tema. O governo deverá retirar esta exigência para contratos individuais e deverá exigir no caso da construção de núcleos habitacionais ou contratos coletivos, o deputado estima que até o final deste mês seja definida a questão.
Segundo Sandro Alex “isso significa um avanço para o cidadão brasileiro que anseia pela casa própria”, no seu entender, a dificuldade de se asfaltar a rua por apenas um proprietário (construções individuais) seria muito maior, além das dificuldades também nos casos onde famílias saem de uma área de risco para uma residencial.
Com estas mudanças o programa poderá atingir a meta de mais de dois milhões de moradias conclui o deputado, que tem a preocupação de que a exigência do asfalto acabe prejudicando as pessoas que tem o sonho da casa própria, ”esperamos que até o final de julho essa questão esteja solucionada e a norma definitiva emitida”.