O deputado Sandro Alex (PPS-PR) apresentou à CPI dos Crimes Cibernéticos requerimento no qual solicita que seja convidado o delegado da Polícia Federal Valdemar Latance Neto para prestar esclarecimentos sobre a Operação Barba Negra que desbaratou, na região de Sorocaba (SP), uma organização criminosa especializada em fraudar contra os direitos autorais pela internet.

De acordo com as investigações, o grupo gerenciava o Mega Filmes HD, que oferecia um acervo com cerca de 150 mil filmes, documentários, série de TV e shows sem o pagamento de direitos autorais. Segundo a PF, o site teria recebimento 60 milhões de visitas por mês no primeiro semestre de 2015. Em apenas uma rede social, o portal tinha recebido mais de 4,5 milhões de seguidores.

Para Sandro Alex, que é sub-relator da área de comércio e publicidade na internet e autor de denúncia na CPI que comprovou o financiamento de sites piratas por meio de publicidade de grandes marcas e do governo federal, o comparecimento do delegado-chefe Valdemar Latance Neto é importante também para compartilhamento de informações e documentos.

“Com a sua experiência, ele poderá dar sugestões valiosas à CPI para o aperfeiçoamento da legislação vigente e dos mecanismos de combate aos crimes cometidos na internet”, defendeu o parlamentar.