A partir desta sexta-feira, Ponta Grossa passa a contar com a 5.ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, da PM. Além de Ponta Grossa a Companhia irá atender também mais 69 cidades da região dos Campos Gerais. A nova Companhia passa a atuar com efetivo de 85 policias, podendo ser ampliado para 123 policiais. A cerimônia de implantação será nesta sexta-feira, às 10h, durante formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no Centro de Convenções do Avivamento.
A Companhia do Batalhão da Polícia Escolar Comunitária sempre foi uma reivindicação do prefeito Marcelo Rangel e do deputado federal Sandro Alex, para uma maior valorização da cidade e para o fortalecimento da segurança em Ponta Grossa. Para o deputado federal Sandro Alex, a instalação da Companhia fortalece as ações que visam a segurança, principalmente de escolares. “Expusemos nossos argumentos da necessidade de uma Companhia para Ponta Grossa e região e tivemos nosso pleito atendido pelo governo do Estado”, revela Sandro Alex.
Até agora, Ponta Grossa era atendida pela Companhia de Curitiba. Além da capital, contam com sedes de Companhia Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. “Considero isso um grande avanço no combate as drogas e amparo aos estudantes. Segurança também é uma das nossas prioridades”, comemora o prefeito Marcelo Rangel.
De acordo com o tenente Saulo Vinicius Hladyszwski, que será o comandante da 5ª Companhia do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, o desenvolvimento do Proerd no município, em parceria com o governo municipal, foi decisivo para a instalação da Companhia. Segundo ele, Ponta Grossa é a única cidade de médio porte no Paraná a atender a 100% das crianças matriculadas no quinto ano do Ensino Fundamental. “A integração da Polícia Militar com a administração pública municipal, a valorização do programa pela prefeitura, foram fundamentais para esta conquista”, disse o tenente Saulo.
http://pontagrossa.pr.gov.br/node/19509