O vice-líder da Minoria, deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), apresentou, nesta terça-feira (10), ao plenário da Câmara projeto (PL nº 7697/2014) que amplia a vacinação contra a gripe a vários segmentos da população, além dos grupos protegidos pela política do Ministério da Saúde.
O parlamentar propõe que sejam incluídos no calendário obrigatório de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) os profissionais de saúde e da educação básica; populações residentes em unidades da federação ou municípios onde as condições climáticas favoreçam a propagação do contágio, caso dos estados do Sul do país.
O projeto também beneficia os portadores de deficiências, principalmente psicomotora. Atualmente, apenas idosos, gestantes, presidiários, índios e crianças de até dois anos são vacinados.
Na avaliação de Sandro Alex, a rede pública de saúde não beneficia parcelas da população que são gravemente atingidas pela gripe, sobretudo as de baixa renda. “Para essas pessoas que estão à margem dos programas governamentais, as vacinas só estão disponíveis em clínicas particulares, onde os custos elevados tornam esse medicamento de imunização inacessível ”, afirma o parlamentar.
Fonte: Portal PPS