O deputado federal Sandro Alex (PR) fez uma declaração indignada sobre os desvios de recursos e a distribuição de merenda escolar com data de validade vencida que vinha sendo servida aos estudantes em vários estados, conforme mostrou reportagem levada ao ar pelo programa “Fantástico”, da TV Globo. “O que estão fazendo com a merenda escolar é um crime de lesa-pátria”, afirmou Alex da tribuna da Câmara.
O deputado paranaense disse que, mais do que o mau uso do dinheiro público em favor do interesse particular, o escândalo da merenda escolar choca porque coloca em risco a vida de milhares de crianças. “É preciso que se dê uma resposta à altura da denúncia”, exortou Sandro Alex. Na avaliação dele, o ministro da Educação não tinha conhecimento da situação mostrada pela televisão.
A matéria da TV, disse, escandalizou pais, mães e milhares de brasileiros. “Eu peço ao governo federal a aplicação rigorosa da lei contra os denunciados, os envolvidos; peço a participação da Polícia Federal na aplicação da lei contra esses canalhas, que apresentaram uma merenda escolar podre para as crianças do Brasil”.