O deputado federal Sandro Alex (PPS-PR) esteve em diligência no Ministério da Saúde especificamente na Coordenação de Atenção Hospitalar/Departamento de Atenção Especializada a pedido do Chefe da 3ª Regional de Saúde em Ponta Grossa, Giovatan Bueno, para tentar agilizar a publicação da Portaria de Credenciamento junto ao Ministério da Saúde para liberação de quatro leitos de UTI Neonatal para a Santa Casa de Ponta Grossa.

O processo estava parado há mais de um ano e tinha previsão de liberação no ano passado, o que não ocorreu. Em contrapartida, a Assessoria Técnica do MS informou que já foram expedidas duas Portarias para este fim. A Portaria do SAS (expedida pelo Departamento de Atenção Especializada/Coordenação Geral de Atenção Hospitalar) cujo objeto é a habilitação dos referidos leitos, ou seja, com a sua publicação no DOU os leitos já são credenciados ao SUS oficialmente. Já a Portaria do GM (Gabinete do Ministro) é subseqüente e é responsável pela liberação dos recursos junto à entidade destinatária.

Tais Portarias já foram encaminhadas a imprensa oficial e as suas publicações devem ocorrer nos próximos dias. Saindo a publicação ainda no mês de abril, os valores correspondentes que são referentes ao ano de 2010, serão liberados ainda no mesmo mês para compra dos leitos.

O deputado já comunicou o Chefe da 3ª Regional de Saúde e também o diretor administrativo da Santa Casa, Flávio Kaiber, sobre liberação dos leitos que representam expressiva melhoria na estrutura de saúde de Ponta Grossa.