O deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), em pronunciamento, nesta terça-feira, defendeu a aprovação de projeto de sua autoria que derruba a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que obriga as autoescolas de todo o país a adquirirem simulador de direção.
Para Sandro, o Conselho não tem competência para regulamentar a matéria. “Quem tem de legislar sobre esse assunto é o Poder Legislativo. Por isso que esta Casa tem a obrigação de sustar essa resolução”, criticou. De acordo com o parlamentar, não é a primeira vez que o Contran exorbita de atribuições. Ele citou como exemplo a “trapalhada” protagonizada pelo Conselho sobre a obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio.
“Depois de determinar que os proprietários tinham de comprar o extintor ABC, o Contran surpreendeu, na semana passada, ao divulgar resolução derrubando a obrigatoriedade. Há ainda o caso dos kits de primeiros socorros. Todas essas medidas estapafúrdias resultaram em prejuízo financeiro à população”, disse.
Ele lembrou que os simuladores disponíveis atualmente no mercado precisam de adaptações, como ajustes de tela para evitar o desconforto causado com o uso, como náuseas. “Alguns simuladores carecem, ainda, de fidelidade com a realidade – por exemplo, algumas placas são diferentes das reais e em outros casos, faltam placas”, ressaltou Sandro Alex.
