O deputado federal Sandro Alex (PR) apresentou projeto de lei que acaba como o privilégio dos carros-fortes de pararem livremente – inclusive em fila dupla – para fazer reabastecimento de dinheiro nos bancos. O parlamentar quer que esses veículos tenham uma área específica para estacionar sem atrapalhar o trânsito e causar acidentes. O texto do PL retira os veículos de transporte de valores da lista de parada livre do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

“Carros de polícia, de fiscalização do trânsito, ambulâncias têm esse direito porque estão salvando vidas, trabalhando pelo trânsito, provendo a segurança pública, mas os carros-fortes devem ter vagas específicas, onde possam estacionar, e não fechar a via pública”, argumenta Sandro Alex.

Para o parlamentar, uma vaga de carga e descarga destinada a esses carros resolveria “o transtorno” que eles causam e não significaria nenhum problema para os bancos, que poderiam ser reabastecidos com dinheiro sem problemas. “Basta deixar uma vaga exclusiva para esse fim; o que não pode é ele parar a qualquer hora do dia, em fila dupla, com o benefício da lei, pois o dinheiro não pode estar acima do bem-estar da comunidade”.

Como qualquer empresa, diz Sandro Alex, as que fazem esse transporte devem ter o estacionamento regularizado. “Está errado contar com um privilégio, porque o comércio também tem mercadorias a descarregar e não tem direito de parar o trânsito”.

O deputado lembra que idosos e deficientes contam com vagas de estacionamento específicos. “Nenhum portador de necessidades especiais ou idoso pode estacionar em fila dupla e entrar no banco para resolver seus problemas; por que só o dinheiro pode?”