Esta semana o deputado federal Sandro Alex (PPS-PR) esteve reunido em Brasília com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, a fim de discutir investimentos para região em um dos setores mais importantes e necessários da sociedade, a saúde pública.

O Ministro Padilha destacou a grande parceria existente no Estado do Paraná para melhorar a saúde, falou também sobre dois projetos importantes e que são prioridades do governo. O primeiro trata-se da ampliação das cirurgias eletivas, aquelas em que muitas vezes as pessoas ficam meses nas filas para receber atendimento em casos como, por exemplo, cirurgia de cataratas, outros procedimentos oftalmológicos, de audição, ortopédicos, vesícula, etc. O esquema de trabalho será semelhante a um mutirão, através do credenciamento dos hospitais, os municípios apresentam na bipartite junto com a secretaria estadual e o ministério irá pagando de acordo com a execução da cirurgia.

O segundo programa abordado tem como principal preocupação, garantir mais médicos perto de onde as pessoas vivem, é o Programa Saúde Mais Perto de Você, que tem como objetivo realizar vários mecanismos para induzir que os médicos trabalhem na unidades de saúde perto de onde as pessoas vivem, sobre tudo no interior do país. Por exemplo, se o médico estudou usando recurso de créditos educacionais, trabalhando neste sistema será descontado da dívida existente durante o período acadêmico, médicos que trabalharem nessa área ganharam pontos para provas de residência, também serão ampliadas bolsas de residência em especialidades médicas no interior do país, “queremos que a saúde chegue mais perto da população”, destacou o Ministro.

Na oportunidade o deputado Sandro Alex pediu apoio para seu projeto que disponibiliza a qualquer cidadão em qualquer instituição de saúde, informações sobre a disponibilidade de leitos vagos, ideia que o Ministro Padilha considerou excelente e disse que vai ajudar na organização da gestão do sistema único de saúde , “é uma forma de deixar transparente o direito dos pacientes”, acrescentou o Ministro que também informou que o projeto já esta protocolado e tem todo apoio do Ministério da Saúde.

Sandro Alex agradeceu ao Ministro a destinação de recursos de aproximadamente R$ 13 milhões por intermédio de seu irmão deputado estadual Marcelo Rangel, relator a CPI do SUS no Paraná. Sandro pediu ainda atenção ao hospital regional de Ponta Grossa e também para instituições filantrópicas como a Santa Casa. O Ministro destacou que as instituições filantrópicas têm importância fundamental e já chega ao número de 54% dos leitos no Sistema Único de saúde, Padilha explicou que o Ministério da Saúde aplicou novas regras para apoiar essas instituições que tem programas como quimioterapia, câncer ambulatorial, cirurgias de oftalmologia entre outros, para que esses atendimentos também contem para filantropia, facilitando a vida dessas instituições. Segundo o Ministro Padilha, foram colocados R$ 300 milhões de reais na proposta de contratos entre Estado e município e essa instituições, para que a qualidade no atendimento melhore cada vez mais.