A pedido do deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), portadores de deficiência poderão ser incluídos na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. No requerimento de indicação, apresentado, nesta quarta-feira (06), ao plenário da Câmara, Sandro Alex pede que o Ministério da Saúde estenda também a vacina contra a gripe influenza (H1N1) às pessoas que tenham algum tipo de retardo no desenvolvimento psicomotor sejam incluídas na população-alvo que é atendida pela campanha. 

No documento, o parlamentar argumenta que grande parte dos portadores de deficiência, principalmente as com retardo de desenvolvimento psicomotor, tem grande dificuldade de acesso às vacinas e ao Programa de Imunológicos Especiais, notadamente aqueles que residem no interior do país.

“Os estudos (do Centers for Disease Control) indicam a aplicação da vacina contra influenza em populações expostas ao alto risco da poluição, dentre essas estão incluídas as pessoas com algum tipo de retardo mental”, reforçou Sandro Alex. 

Atualmente, têm direito à vacina contra gripe as gestantes, idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a 2 anos de idade. Na campanha deste ano, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação à população carcerária. 

Segundo Sandro Alex, as informações são de que há estoque de vacina do Ministério da Saúde suficiente para atender a outros segmentos da população que não aqueles já beneficiados pelo programa. “O nosso objetivo é que ampliar, cada vez, a campanha para atender, principalmente, aos grupos mais desprotegidos”, finalizou o parlamentar.