O deputado Sandro Alex (PPS-PR), vice-líder da Minoria na Câmara, disse esperar que o plenário da Casa aprove a emenda de sua autoria que prevê a flexibilização definitiva do horário de A Voz do Brasil. A proposta faz parte da MP 648/2014 que mudou a veiculação do programa durante a Copa do Mundo de Futebol.
A previsão é de que a medida seja apreciada nesta terça-feira (02) pelos deputados.
De acordo com a emenda de Sandro Alex, A Voz do Brasil com o noticiário dos três poderes da República passa a ser transmitida pelas rádios comerciais entre 19h e 22h e pelas emissoras educativas às 19h diariamente, exceto finais de semana e feriados. “Reconheço que há resistências na Casa sobre a flexibilização, mas temos que observar que é preciso pensar no interesse público e não legislar em causa própria, já que deputados e senadores se beneficiam da obrigatoriedade da transmissão simultânea de suas notícias por todas as emissoras de rádio”, afirmou o parlamentar.
O deputado reconhece a importância do programa para a integração das regiões do país, “mas ele não pode ser um obstáculo para o acesso da população a informações sobre a situação do trânsito, por exemplo, no horário do rush”, defendeu.
Pesquisa
No entender do parlamentar, A Voz do Brasil não pode ser imposta às rádios. Ele reforçou ainda lembrando pesquisa do instituto Datafolha realizada em março deste ano apontou que 52% dos entrevistados são favoráveis à flexibilização do horário do programa. Entre os que se declararam ouvintes do programa, o número sobe para 57%. Segundo o levantamento, 22% disseram que passariam a ouvir mais o programa se o horário pudesse ser mudado.
Fonte:Portal PPS – Nadja Rocha.